A cada eleição fica mais evidente que campanha eleitoral não é distribuir papel. A judicialização das eleições, as redes sociais (que inauguraram um novo modelo de comunicação), o amadurecimento do eleitor e o recorrente aumento da rejeição à classe política graças aos constantes escândalos de corrupção – com impressionantes cifras que já chegam na casa dos bilhões, têm tirado o sono de muita gente. Candidatos e equipes se debatem sem saber ao certo por onde começar. Pior: perdem tempo precioso. Acreditam que o encurtamento da campanha na rua também vale para o planejamento e a organização das ações de campanha. E quando começam, já é tarde demais.
Campanhas bem-sucedidas são realizadas antes, muito antes dos fatídicos 45 dias de exposição do nome e número do candidato. E é esse o ponto central do livro Eleição de Deputados – Estratégia Eleitoral do especialista em marketing político Marco Iten, que chega a sua 2ª edição, revisada e atualizada.
“O ato de votar é apenas a consagração de um trabalho que necessita ser pensado, planejado e executado muito antes da data de votação. Venho falando isso há muito tempo em cursos e palestras que realizo país afora”, afirma o autor.
No livro, ele aborda as etapas de estruturação, planejamento e organização da campanha. A equipe, as etapas do planejamento, o posicionamento (ou reposicionamento) da imagem do candidato, a comunicação e, finalmente, a campanha eleitoral são minuciosamente detalhados, com especial atenção para a etapa do planejamento.
“Planejar a campanha eleitoral de um deputado é Arte porque não depende apenas de seus méritos, de seu reconhecimento popular, de seu trabalho, de sua equipe e de uma eficiente coordenação eleitoral. São necessários muitos cálculos, estimativas e informações antes disso”, defende.
Para Marco Iten, candidato bem sucedido é aquele que sabe usar o que há de melhor em planejamento estratégico, gestão de pessoas, organização de dados e informações, gerenciamento de crises e comunicação para buscar legitimidade e representatividade e, com isso, atrair os eleitores e, consequentemente conquistar votos. “Campanha eleitoral não é para amadores. É preciso muito trabalho prévio para alcançar legitimidade e representatividade junto à sociedade”, ressalta.
Ele também chama a atenção para a falta de profissionais realmente capacitados para o trabalho de planejamento, comunicação e conceituação/posicionamento da imagem do futuro candidato. Segundo Iten, essa ausência é sentida até mesmo nas equipes de detentores de mandato.
Ao longo do livro, o especialista deixa claro que campanha eleitoral é um processo constante, que deve ser iniciado com muita antecedência, de maneira profissional, organizada e planejada – e que deve ser realizado por profissionais qualificados e preparados para essas demandas.
Lançamento da 2ª edição – revisada e atualizada
Livro: Eleição de Deputados – Estratégia Eleitoral
Autor: Marco Iten
Editora: Exterior Editora
ISBN: 978-85-63452-12-2
Preço: R$ 55,00
Frete grátis para todo o Brasil
Onde comprar:
www.marcoiten.com.br/livros.html
Veja matéria sobre a 2ª edição do livro Eleição de Deputados na Revista Estratégia. Clique na miniatura para abrir o formato eletrônico da Revista: