Políticos, candidatos e equipes de comunicação têm utilizado cada vez mais as redes sociais, especialmente o Facebook, para disseminar suas notícias. A mídia também enxerga a rede social como importante ferramenta de disseminação das notícias que produz. Muito tempo e energia já foram gastos para descobrir as melhores maneiras, de publicar no Facebook: as chamadas mais atraentes, os melhores horários, as maneiras de atrair mais engajamento para os posts. Tudo isso, porém, pode estar com os dias contados.
O Facebook anunciou esta semana que uma alteração em seu algoritmo está em fase de implantação, com o objetivo de aumentar as “interações sociais significativas” e “conteúdo relevante”, nas palavras do fundador e CEO da rede social Mark Zuckerberg.
Na prática, a rede social já vem reduzindo o alcance de vídeos, fotos e posts compartilhados pela mídia, por empresas e instituições, como a MarcoIten.Com e a Revista Estratégia já vem detectando há alguns dias.
“Nós construímos o facebook para ajudar as pessoas a ficarem conectadas e nos aproximando com as pessoas que importam para nós”, escreveu Zuckerberg em post publicado dia 11 de janeiro na rede social. “Mas recentemente recebemos feedback da nossa comunidade que o conteúdo público — Publicações de empresas, marcas e meios de comunicação — está excluindo momentos pessoais que levam a nos ligar mais uns com os outros”, continua.
Em seu texto, o CEO do Facebook informa que as pessoas verão menos conteúdo público, como publicações de empresas, marcas e mídia. Ele reconhece que a medida poderá reduzir o tempo que as pessoas passam na rede social, mas acredita que a medida favorecerá a maior interação entre as pessoas.
Isso significa que grande parte da energia que nós — equipes de comunicação de pessoas e órgãos públicos e de candidatos; candidatos; pessoas públicas, Mídia e empresas públicas e privadas — despendemos para transmitir nossas informações via rede social será inútil (ou perderá muito de sua eficácia) daqui para a frente.
Quem tinha como foco de sua estratégia de comunicação a divulgação via Facebook, deve optar por um plano B.
Já os que podem e/ou estão dispostos a pagar, poderão impulsionar suas publicações. Mas, sinceramente, isso nunca foi garantia de atingir o público desejado.
Assim, é hora de reavaliar tudo o que vem sendo feito.
No próximo curso de planejamento de campanha eleitoral, que será ministrado por Marco Iten nos dias 26 e 27 de janeiro/18, em São Paulo/SP, esse será um dos temas abordados. Mais informações: Planejamento de Campanha Eleitoral 2018