O Facebook está incluindo um “botão de contexto” nas notícias publicadas na mídia e compartilhadas na rede social. Trata-se de um ícone com a letra “i” localizado no canto inferior direito do link que, quando selecionado, abre uma janela com a descrição na Wikipedia sobre o veículo de comunicação que publicou originalmente a informação, além de outros dados, como artigos relacionados sobre o mesmo tópico e quantas vezes o artigo foi compartilhado no Facebook.
Se o veículo não tiver descrição na Wikipedia, o Facebook promete indicar que a informação não está disponível.
A ferramenta, que vinha sendo testada desde o ano passado nos Estados Unidos, tem o objetivo de ajudar as pessoas a decidir se o material compartilhado é confiável, de acordo com o grau de credibilidade que cada usuário atribui ao veículo de comunicação que publicou aquele conteúdo.
Agora o Facebook testa, apenas nos EUA, ferramenta semelhante, porém, sobre os autores dos artigos compartilhados. Ao clicar no nome do autor é possível ter informações dele na Wikipedia, página ou perfil na rede social e outros artigos publicados recentemente. Essas informações, porém, só serão exibidas se o autor habilitar os marcadores em seu site para associar a página ou perfil do autor ao artigo.
Nós, da Revista Estratégia, testamos o botão de contexto de notícias liberado no dia 9 de outubro no Brasil e verificamos que, nos acessos ao Facebook pelo desktop, ela só está presente em algumas notícias compartilhadas. A maioria das notícias compartilhadas entre os dias 9 e 10 não oferecem o botão de contexto aos usuários. Já no mobile, que concentra a maior fatia de acesso à rede social, o ícone simplesmente não existe.
Uma pena, já que o botão também poderia ajudar no interminável trabalho de conscientizar as pessoas quanto ao compartilhamento de fake news nas redes sociais, especialmente numa fase tão tensa, como a que vivemos.
Por Cíntia Cury