Instagram testa incluir opção de remover seguidores em perfis públicos

Pixabay

O Instagram está testando opções que permitam aos perfis públicos a remoção de seguidores. Atualmente, essa função existe apenas para os perfis privados. A plataforma detectou que usuários têm trocado seus perfis de público para privado quando precisam fazer uma “limpeza” em suas listas de seguidores. Isso teria motivado a plataforma a avaliar a necessidade de ampliação da possibilidade para todos os usuários.

Parece pouco, mas essa ferramenta é especialmente interessante para quem gerencia perfil de políticos, instituições públicas e empresas. Isso porque permite a remoção daqueles seguidores que não têm interesse no conteúdo compartilhado, bem como de perfis (verdadeiros ou não) operados por opositores – que tomam precioso tempo da equipe desviando o foco para questões e situações que só interessam a esses usuários.

Outra opção em teste, e que também pode ser útil para equipes de comunicação, é a possibilidade de limitar o acesso ao Instagram Stories por localidade. Com isso, seria possível, por exemplo, limitar a possibilidade de ter seguidores de outros países, que estão fora do alcance das ações da instituição, político ou empresa. Afinal, de nada adianta ter inúmeros seguidores se parte significativa deles não têm qualquer interesse no conteúdo ou envolvimento com a marca (pessoal ou institucional).

Vale lembrar que o algoritmo do Instagram leva em consideração, dentre outras variáveis, três elementos para que seu conteúdo seja “mostrado” aos seus seguidores: 

Interesse, que considera o quanto uma pessoa se envolveu no passado com conteúdo semelhante para determinar se ela provavelmente terá interesse na publicação. Vale destacar que a plataforma também consegue avaliar conteúdos de fotos e vídeos.

Oportunidade, ou seja, quando o conteúdo foi publicado, priorizando os mais atuais.

Relacionamento, que leva em conta o envolvimento de um seguidor com suas postagens, seja curtindo, comentando, “tagueando” ou direcionando suas mensagens.

Para uma estratégia de comunicação bem-sucedida, é muito mais importante construir um relacionamento de qualidade com os seguidores interessados no conteúdo, do que ter uma quantidade enorme de seguidores passivos e se iludir, acreditando que TODOS veem o que você publica.

Nós, da MarcoIten.Com, empreendemos esforços diários junto aos nossos clientes e alunos para que a comunicação em redes sociais seja sempre formatada dentro de uma bem elaborada estratégia.

Agora, decidimos colocar à disposição de todos os leitores da Revista Estratégia, em formato de texto, um pouco das dicas e informações que nossos clientes recebem e acompanham diariamente na prática.

#marcoiten #MarketingPolíticoMarcoIten #RevistaEstratégia #RedesSociaisNasEleições #RedesSociaisNaComunicação

@marcoiten @iten.marco @cintiacury @revistaestrategia