Por Cíntia Cury
Você já percebeu que ultimamente as pessoas tem “conversado” muito com seus dispositivos eletrônicos? E o mais interessante: os dispositivos “respondem” às perguntas e conseguem até ser irônicos vez ou outra.
Sim, o homem está se acostumando a interagir com robôs. E isso também deve ser incluído em sua estratégia de Redes Sociais.
Estimativas dão conta que até 2020, cerca de 30% das buscas em plataformas como o Google serão feitas por voz. Alguns analistas, como ComScore, estimam que esse número deve chegar a 50%.
E o que isso tem a ver com sua estratégia de Mídias Sociais? Se você considera importante ter seu nome e o conteúdo que você publica rastreados pelo Google, tudo!
Ou seja, para que você seja encontrado em uma pesquisa por voz, você precisará investir algum tempo para pensar em palavras-chave.
Vamos imaginar que você é um político e está construindo sua presença online. Imagine uma conversa informal. Como você se apresentaria para alguém que acabou de conhecer? Quais são as informações mais relevantes, aquelas que mais despertam o interesse dessa pessoa e a levam a querer conhecer seu trabalho, sua biografia? Essas palavras-chave precisam estar presente em seu site, blog e nas suas redes sociais.
Na hora de definir suas palavras-chave é importante pensar em “conversa informal”. Repare como as pessoas utilizam o Google para fazer uma busca. Agem como se estivessem perguntando algo a um conhecido. Nas buscas por voz, o grau de “informalidade” é ainda maior. Se parece muito mais com uma conversa.
Não esqueça de usar também palavras-chave no título e na descrição de seus vídeos. Esse detalhe será fundamental para que ele possa ser rastreado – e, com isso, ganhe mais relevância.
Se você trabalha com um olho em 2019 e outro em 2020, que tal começar a pensar em transcrições para seus vídeos? Num sistema de busca por voz, a plataforma certamente terá mais facilidade de rastrear seu vídeo se ela “souber” o que o usuário encontrará nele, não é?
É claro que o aumento das buscas por voz também levará as plataformas a promover mudanças para otimizar a ferramenta. Mas por que esperar se no digital sai na frente quem se adapta mais rápido?
Acompanhe nossas postagens sobre estratégias de redes sociais.